ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

 

 

Normas para as Disciplinas de Estágio Supervisionado I e II Curso de Museologia (Estágio Obrigatório)

 

Após a análise do quadro de funcionários existente nos museus do Distrito Federal no ano de 2011 (análise esta feita com base nos resultados parciais já disponibilizados pelo Plano de Atividade Complementar “Mapeamento de Instituições Museais do Distrito Federal”) e as perspectivas para os próximos cinco anos, concluímos: Não existem profissionais museólogos em número suficiente para orientar os alunos em estágios realizados nos espaços museais existentes no Distrito Federal.

A realização da Disciplina de Estágio Supervisionado deve respeitar o semestre letivo e portanto não é compatível com estágios desenvolvidos em instituições cuja distância impossibilite aos discentes a frequência presencial nas demais disciplinas. É necessário estabelecer um período de transição entre o momento atual e o cenário museal do Distrito Federal daqui a cinco anos, quando vários de nossos alunos já deverão estar atuando nos museus da região. Neste sentido entendemos que as normas aqui apresentadas deverão ser revistas e reavaliadas após este período transitório. Com base nas conclusões acima mencionadas, apresentamos as Normas para as Disciplinas de Estágio Supervisionado I e II conforme abaixo:

1.Disciplina Estágio Supervisionado

1.1. A disciplina “Estágio Supervisionado I” visa introduzir o estudante no universo museológico a partir da observação em instituições museais.

1.2. Será permitida a realização do Estágio Supervisionado I apenas em instituições museais existentes no território do Distrito federal, sendo entendido como tais:

1.2.1. Instituições com cunho museológico (museus, centros culturais e outros que cumpram integralmente as funções de um museu).

1.2.2. Instituições museais que possuam profissionais museólogos em sua estrutura (como por exemplo, o IBRAM).

1.3. Será permitido realizar o Estágio Supervisionado I apenas dentro do semestre letivo estabelecido pelo calendário geral da UnB no qual o aluno deverá estar matriculado.

1.4. A atividade a ser desenvolvida pelo discente será a análise de todos os setores da instituição museal escolhida e apresentar as suas reflexões em formato de relatório. O “Estágio Supervisionado I” terá caráter observacional amplo (deverão ser contempladas todas as áreas e atividades do museu escolhido).

1.5. Procedimentos para realização da disciplina de “Estágio Supervisionado I”:

1.5.1. Ao se matricular na disciplina, o aluno deverá comparecer na primeira aula, quando receberá esta norma e a lista dos documentos a serem apresentados no prazo de uma semana, conforme listado abaixo:

1.5.1.1. Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (Conforme Lei nº 11.788/08).

1.5.1.2. Declaração para Fins de Estágio Supervisionado Órgãos Públicos e Privados

1.5.1.3. Carta de Apresentação

1.5.1.4. Plano de Estágio contendo o nome da instituição, endereço, contato do responsável pelo estagiário na instituição, atividades a serem desenvolvidas e cronograma das atividades.

1.6. O Plano de Estágio será avaliado pelo professor da disciplina e somente após aprovação, o aluno poderá iniciar as atividades do estágio.

1.7. Ao final do semestre letivo o aluno deverá apresentar os resultados das observações em forma de Relatório, instrumento pelo qual será avaliado pelo professor da disciplina.

1.8. Esta disciplina, devido ao seu caráter amplo de análise dos museus deverá ser ministrada por professores museólogos (Em atendimento ao Inciso 1º do Artigo 3º da Lei 7.287 de 18 de dezembro de 1984).

2. Disciplina Estágio Supervisionado II

2.1. A disciplina “Estágio Supervisionado II” tem por objetivo permitir o aprofundamento do conhecimento do aluno numa área específica da museologia, escolhida pelo discente. Este deverá eleger um setor da instituição museal escolhida e desenvolver atividades sob a supervisão do responsável pelo setor.

Serão aceitas atividades realizadas nas áreas de:

2.1.1. Pesquisa

2.1.2. Preservação e Conservação

2.1.3. Comunicação: Divulgação

2.1.4. Comunicação: Exposição e Museografia

2.1.5. Ação educativa e Cultural

2.1.6. Documentação Museológica

2.1.7. Gestão de Museus

2.2. Será permitida a realização do Estágio Supervisionado II apenas em instituições museais existentes no território do Distrito federal, sendo entendido como tais:

2.2.1. Instituições com cunho museológico (museus, centros culturais e outros que cumpram integralmente as funções de um museu).

2.2.2. Instituições museais que possuam profissionais museólogos em sua estrutura (como por exemplo, o IBRAM).

2.2.3. Instituições museais que desenvolvam atividades de pesquisa, conservação e comunicação (exposição e ação educativa), desde que tenham especialistas na atividade escolhida pelo estudante e que seja avaliado e aprovado pelo docente responsável pela disciplina.

2.3. Será permitido realizar o Estágio Supervisionado II apenas dentro do semestre letivo estabelecido pelo calendário geral da UnB no qual o aluno deverá estar matriculado.

2.4. Como atividade, o discente deverá escolher um setor do museu e desenvolver as atividades referentes ao setor escolhido, sob a supervisão direta de um profissional com reconhecido conhecimento da atividade desenvolvida.

2.5. Procedimentos para realização da disciplina de “Estágio Supervisionado II”:

2.5.1. Ao se matricular na disciplina, o aluno deverá comparecer na primeira aula, quando receberá esta norma e a lista dos documentos a serem apresentados no prazo de uma semana, conforme listado abaixo:

2.5.1.1. Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (Conforme Lei nº 11.788/08) 2.5.1.2. Declaração para Fins de Estágio Supervisionado Órgãos Públicos e Privados

2.5.1.3. Carta de Apresentação

2.5.1.4. Plano de Estágio contendo o nome da instituição, endereço, contato do responsável pelo estagiário da instituição, atividades a serem desenvolvidas e cronograma das atividades.

2.6. O Plano de Estágio será avaliado pelo professor da disciplina e somente após aprovação, o aluno poderá iniciar as atividades do estágio.

2.7. Ao final do semestre letivo o aluno deverá apresentar os resultados das observações em forma de Relatório, instrumento pelo qual será avaliado pelo professor da disciplina.

3.Considerações finais:

3.1. As atividades desenvolvidas pelo estagiário devem respeitar as instruções existentes nesta norma.

3.2. Qualquer situação não prevista nesta norma deverá ser objeto de análise e decisão pelo Colegiado do Curso de Museologia.

 
 
 
 

  

O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO requer a apresentação dos seguintes documentos: 

No primeiro dia de aula, o professor responsável pela disciplina apresentará uma listagem de locais de estágio. Os estudantes deverão escolher, em sala de aula, o local de estágio, respeitando os limites de vaga.

O professor encaminhará a listagem com a relação de estudantes selecionados para as instituições credenciadas. Caberá ao estudante entrar em contato (prazo de até uma semana depois da primeira aula) com a instituição selecionada em sala de aula, levando os seguintes documentos:

  1.              Carta de apresentação (assinada pelo professor responsável);
  2.              Carteira de identificação com foto;
  3.              Plano de Atividades ( 4 vias);
  4.              e o Termo de Compromisso de estágio obrigatório ( 4 vias). 

As vias do Plano de Trabalho e o Termo de compromisso devem  ser assinados pelo supervisor da instituição concedente do estágio e pelo estudante. Em seguida, devem ser entregues ao professor orientador da disciplina para que ele possa analisar e, caso aprove as atividades, assinar os documentos. 

OBS: o estudante e o supervisor do estágio devem observar as ementas das disciplinas Estágio Supervisionado I e II Curso de Museologia, uma vez que...

  1.        Estágio Supervisionado 1- estágio realizado a partir da observação dos setores da instituição Museológica;
  2.        Estágio Supervisionado 2- estágio realizado a partir da escolha de um setor, cabendo ao estudante realizar as atividades pertinentes ao campo da Museologia, auxiliando em ações como:

                     - documentação;

                     - conservação preventiva;

                     - pesquisa;

                     -  relatoria;

                     - desenvolvimento, montagem e/ou desmontagem de exposições;

                     -  e/ou atividades educativas.

 

Abaixo, seguem as versões digitais dos documentos.

  

 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - Documentos
EMENTA: Desempenho de tarefas em instituição cultural. O estágio será realizado sob a supervisão conjunta do professor e de um profissional graduado atuante na instituição.
 
2.  Carta de apresentação para o Estágio Supervisionado 1 ( impressa - após o estudante informar a instituição escolhida, o professor da disciplina deixará a cópia da carta na secretaria do curso)
3.  Para realizar o cadastro no SEI, acesso AQUI!!!
4.  Plano de atividades e Termo de compromisso de estágio obrigatório ( em PDF -  o estudante deverá enviar o PDF via pasta virtual da disciplina)
5.  Formulário/relatório de avaliação de estágio  ( impresso e em PDF -  o estudante deverá enviar o PDF via pasta virtual da disciplina)
6 . Relatório  Pedagógico Final ( Modelo) - ( impresso e em PDF -  o estudante deverá enviar o PDF via pasta virtual da disciplina)
7.  Folha de frequência impresso e em PDF -  o estudante deverá enviar o PDF via pasta virtual da disciplina)
 
 
 
 
  

 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II- Documentos
EMENTA: Interação com diferentes realidades de museus e espaços culturais e envolvimento em ações de educação patrimonial, de acordo com os princípios éticos, fundamentos teóricos e práticas curriculares da Museologia.
 
2. Carta de apresentação para o Estágio Supervisionado II ( impresso  - após o estudante informar a instituição escolhida, o professor da disciplina deixará a cópia da carta na secretaria do curso)
3. Para realizar o cadastro no SEI - supervisor, acesse AQUI!!!
4. Plano de atividades e Termo de compromisso de estágio obrigatório ( em PDF -  o estudante deverá enviar o PDF via pasta virtual da disciplina)
5. Formulário/relatório de avaliação de estágioormulário/relatório de avaliação de estágio ( impresso e em PDF -  o estudante deverá enviar o PDF via pasta virtual da disciplina)
6. Relatório Pedagógico Final ( Modelo)- ( impresso e em PDF -  o estudante deverá enviar o PDF via pasta virtual da disciplina)
7 Folha de frequência  ( impresso e em PDF -  o estudante deverá enviar o PDF via pasta virtual da disciplina)