NORMAS PARA EMPRÉSTIMO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS

Os Laboratórios do Curso de Museologia objetivam atender às exigências do currículo do curso no que tange ao ensino em atividades práticas, bem como dar suporte às atividades de pesquisa, extensão.

Especificamente no que diz respeito ao LAMEC (Laboratório de Museologia e Exposição Curricular), o laboratório tem como objetivo  principal auxiliar na compreensão de como são planejadas, organizadas, implantadas e avaliadas as exposições. Consideram-se os espaços museológicos, a definição do tema, a escolha do acervo, o processo relacional entre Museu, acervo e visitantes, as metodologias de interpretação do real, os códigos de percepção visual, as estratégias de comunicação e o estudo de participação de grupos minoritários.

Dentre os elementos do projeto de uma exposição, o Laboratório poderá aprofundar na prática das questões da linguagem e expressão nas exposições museológicas, no conteúdo e forma, nas tipologias de exposição, nas especificidades em relação à duração da exposição, nos elementos expográficos, tais como: suportes, cores, som, iluminação, texturas, imagens, textos, cenários e outros. Aqui serão implantados projetos de ações culturais diversas, ações educativas, exposições para diferentes públicos, incluindo produção, montagem e programação de curadoria expográfica.


1.DISPOSIÇÕES GERAIS

Sabendo-se que os equipamentos dos laboratórios do Curso de Museologia têm como finalidade atender a demandas pedagógicas, a prioridade será dada às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Museologia, desenvolvidas no âmbito de disciplinas obrigatórias e optativas ou relacionadas às pesquisas de docentes do referido curso.

Solicitações apresentadas por projetos desenvolvidos por técnicos e/ou docentes da Universidade de Brasília serão analisadas pelo Coordenador(a) e/ou Colegiado  do do Curso de Museologia e deliberada a partir da disponibilidade dos equipamentos e mobiliários existentes. 


2.SOLICITAÇÕES

Solicitações de empréstimo deverão ser realizadas mediante processo, formalmente encaminhado ao Curso de Museologia:

2.1 Em caso de solicitantes lotados na Universidade de Brasília, os documentos deverão ser encaminhados via SEI, devendo contar memorando com a solicitação, constando um breve relato que informe a finalidade, o local do evento/atividade, os dados pessoais do solicitante (Nome completo, CPF, Matrícula, contatos) e o período da reserva ( dia, mês e ano da retirada e da entrega);

2.2  Em caso de solicitantes lotados em outras instituições, os documentos deverão ser encaminhados via e-mail, devendo constar um breve relato que informe a finalidade, o local, dados pessoais do solicitante ( Nome completo, RG, CPF/CNPJ, contatos) e o período da reserva( dia, mês e ano da retirada e da entrega);

2.3 - O Curso de Museologia somente entregará os itens ao responsável pela solicitação (ou  designado formalmente pelo responsável);

2.4  A Retirada dos equipamentos e/ou mobiliários será feita em dia e horário previamente agendado, informado no FORMULÁRIO EMPRÉSTIMO;

2.5  Caberá ao solicitante solicitar/contratar o transporte ;

2.6 A fundamental atenção no transporte de todos os itens, especialmente os frágeis (vidro, rodas, gavetas, etc..);

2.7 Não será permitido, no que diz respeito ao mobiliário, pregar (metais ou parafusos) no meio ou nas laterais das paredes móveis, sendo recomendado pregar o suporte na parte superior, sendo necessário o uso de fios, de nylon ou aço compatíveis ao peso do objeto (quadros, placas, etc...);

2.8 Em caso de avaria, ficará o solicitante responsável pelo conserto ou devolução de item com as mesmas especificidades e configurações do item original danificado.


3.DOCUMENTAÇÃO PARA O EMPRÉSTIMO:

Caso a solicitação seja aprovada, caberá ao solicitante anexar ao processo de empréstimo os seguintes documentos:


4.PROCEDIMENTOS DE DEVOLUÇÃO

4.1 Ao término da atividade, o solicitante deverá respeitar o prazo estabelecido, devendo devolver os mobiliários  sem danos;

4.2 No caso dos mobiliários em madeira, itens deverão ser devolvidos lixados, emassados e pintados (usar tinta para madeira);

4.3 Os mobiliários deverão ser entregues na cor estabelecida pelo Coordenador(a) do laboratório ou pelo Coordenador do Curso de Museologia da UnB.

4.4 A devolução dos equipamentos e/ou mobiliários será feita em dia e horário previamente agendado, conforme informado no FORMULÁRIO EMPRÉSTIMO, devendo o solicitante entrar em contato com a secretaria do curso, via telefone ( tel. 61  3107-2634/2635) e/ou e-mail, para confirmar o horário da entrega ( horário vespertino);

4.5 Para a formalização da devolução, será necessário o preenchimento do FORMULÁRIO DE DEVOLUÇÃO, o qual deverá ser preenchido e assinado pelo solicitante.

 

5. PROCEDIMENTOS INTERNOS

5.1 Caberá ao secretário(a) do curso receber, orientar e instrumentalizar o processo de solicitação.

5.2 Situações específicas, não contempladas na presente norma, serão deliberadas pelo(a) Coordenador(a) do Curso de Museologia.